Uma pergunta que todo candidato faz (ou deveria fazer) antes de começar a estudar para um determinado concurso é: "o que devo estudar para essa prova?" Ou então: "em qual assunto devo focar os meus estudos?".

 

Aspiras aventureiros não se importam com isso. Aspiras tradicionais se importam, mas ficam perdidos por não saber exatamente o que devem estudar. Aspiras guerrilheiros sabem exatemente o que devem estudar!

 

Nosso tempo até a prova é limitado, e quanto menos tempo tivermos, menos poderemos perdê-lo estudando o que não é importante. Infelizmente muitos aspiras cometem esse erro de perder tempo com o que não é interessa para a prova. A maioria acaba estudando assuntos e pesquisando materiais sem nenhuma relação com o concurso. Não cometa esse erro! Saiba como focar seus estudos no que realmente interessa.

 

A resposta para o que você vai estudar para a prova está ao final de 3 passos:

1. No edital
2. No conteúdo programático (costuma vir dentro do edital ou anexo a ele)
3. Nas provas anteriores


Nós vamos ver que esses 3 passos funcionam como um "filtro de funil". A medida que vamos prosseguindo, o universo de disciplinas a estudar e assuntos a serem focados vão diminuindo. Dessa forma concentraremos somente no que interessa para passar!

 

Como exemplo, vou utilizar o Vestibular da UERJ (exame de qualificação), pois é o concurso que tem mais aspiras interessados na comunidade. Porém essa dica vale para qualquer concurso! O edital, conteúdo programático e provas anteriores do vestibular UERJ você encontra em www.vestibular.uerj.br

 

1. O que estudar, segundo o edital

O edital traz informações muito importante sobre o concurso, sobre como são as provas e o método de avaliação. Precisamos estar a par dessas informações antes de começar os estudos.

 

Por exemplo, ao consultar os editais do exame de qualificação (1º fase) do Vestibular da UERJ, verificaremos que nesse concurso caem todos os conteúdos do ensino médio (Matemática, Português, Literatura, Língua Estrangeira, Biologia, Matemática, Química, Física, História e Geografia), distribuídos por "áreas de conhecimento" (Linguagens, Ciências Exatas e Ciências Humanas).

 

Ainda pelos editais, saberemos que, de todas essas matérias, 3 delas vão se repetir na 2º fase: Língua Estrangeira, Português e História. E ainda, que História tem peso 2. Logo, essas matérias são ainda mais importantes estudar desde o início, pricipalmente História. Ao focar essas matérias desde o início, estaremos nos preparando para a 2º fase também.

 

2. O que estudar, segundo o conteúdo programático

O conteúdo programático traz os assuntos que caem dentro de cada matéria da prova. Nele, a banca examinadora nos diz aquilo devemos estudar. O conteúdo programático deve ser o guia, o "mapa da mina" do candidato, porque ali está exatamente o que poderá cair na prova.

 

É espantoso como tem candidato que não pauta seus estudos pelo conteúdo programático. Guiam seus estudos pelo índice do livro que estão lendo ou pelo conteúdo das aulas do cursinho que frequentam. Que Deus os ajude!

 

Por exemplo, consultando o conteúdo programático do exame de qualificação da UERJ, vamos ver que, apesar de na prova ter conteúdos de Português, você não vai encontrar conteúdos de gramática. Enquanto tem um monte de candidatos perdendo tempo estudando regras de acentuação, análise sintática, regras de formação de palavras, etc, nessa prova só cai interpretação de texto! Da mesma forma, em Literatura, você não vai encontrar itens sobre as fases literárias e características e autores de cada fase. Em História do Brasil e Geral, a maior parte dos conteúdos que você vê nos livros de História não estão no conteúdo programático.

3. O que estudar, segundo as provas anteriores

Aqui realmente está o grande "pulo do gato". A maioria dos candidatos pára no segundo passo do filtro de funil (conteúdo programático) e não descobrem o que vai cair através das provas anteriores. Através de um levantamento do que caiu nas provas anteriores, você vai ver que nem tudo o que está no conteúdo programático é cobrado com frequência.

 

Tem assuntos que nunca caem, ou caem pouco, enquanto outros caem muito, ou sempre caem. São nesses assuntos mais frequentes que se deve focar o estudo. Como fazer? Pegue as provas anteriores, e anote, questão por questão, o que foi cobrado. Dá trabalho, mas vale a pena.

 

Outra forma de utilizar as provas anteriores, é refazê-las e verificar em qual matéria está tendo mais dificuldade, e se essa dificuldade está sendo relevante para o seu insucesso. Se o seu caso for este, então essa matéria em que está com dificuldade deve ter especial atenção no estudos.

 


Conclusão

Então, para saber exatamente o que estudar para uma prova, você deve:

1. Consultar o edital, para saber quais as matérias que caem, e quais tem um peso maior para a nota final.

2. Consultar o conteúdo programático, para saber os assuntos que podem cair dentro de cada disciplina.

3. Pegar as provas anteriores e fazer um levantamento dos assuntos que mais caem, sempre caem, caem pouco ou nunca caem.

Exibições: 7405

Tags: metodo-aspiras

Comentar

Você precisa ser um membro de Comunidade Aspiras para adicionar comentários!

Entrar em Comunidade Aspiras

Comentário de rodrigo heleno da silva andrade em 6 abril 2011 às 13:07
Tudo bem é vc quem manda.
Comentário de Jocasta em 6 abril 2011 às 12:49

Boa Ale, vou fazer tudo certo !!!

Comentário de Jean Ricardo Ferreira Faria em 6 abril 2011 às 11:56
Exelente ! Se passar nessa prova vou escrever um cartaz imenso na minha formatura "OBRIGADO ASPIRAS/TEN. ALEDESOUZA" rs... Sério mesmo, isso que está fazendo não tem preço. FORÇA E HONRA !
Comentário de Alex em 5 abril 2011 às 23:38

Muito bom este bizú.

Tenho algumas provas e irei fazer esta comparação.

Comentário de marcus em 5 abril 2011 às 19:16
excelente
Comentário de Alexandre de Sousa em 4 abril 2011 às 20:46
William, vc terminou em 2004, eu terminei em 2002. Se eu consigo vc tambem consegue. Siga as Taticas de Guerrilha que chegaremos la!
Comentário de william soldado de JESUS CRISTO em 4 abril 2011 às 20:42

muito inteligente capitão;isso mesmo que pensei nas provas anteriores,mas eu estou 7 anos sem estudar;pois terminei o  (E.M) em 2004,eu estou na onça para me lembrar das matérias,devo focalizar as questões e como deduzilas na hora do ( 1º E.Q),verdadeiro tiro no escuro,peço tua ajuda amigo,e que DEUS te abençoe.

Comentário de Tamires Juvenal em 4 abril 2011 às 19:34
Essas dicas são ótimas, elas vão ajudar muito a gente. Para que venhamos eliminar certos conteúdos e focar realmente só no que vai cair nos concursos e vestibulares.
Comentário de CAIO FABIO DE OLIVEIRA SANTOS em 23 dezembro 2010 às 16:32
Agora sim, eu serei um 'Aspira guerrilheiro'!
Comentário de Alexsander Martins Faustino em 6 novembro 2010 às 12:34
AAAAAAAADOREI FERA..ESPERO PODER TE CONVIDAR PARA MINHA FORMATURA...ABRAÇÃO!!!!!!!!!

Publicidade