Demonstração do Exercício


Como se preparar


A Cooperativa do Fitness traz uma sugestão do consultor Prof. Esp. Francisco Albino dos Santos Filho. Ele sugere exercícios educativos para o treinamento.

Para o salto em distância utilizamos as seguintes nomenclaturas para os educativos: “tempo 1” relacionado a impulsão; “tempo dois” relacionado ao vôo e “tempo 3” a queda.

a) Para tempo 1 com 3-7 passadas; com e sem caixa (que pode ser a tampa de um plinto), ou feito em seqüências de 6 a 10 sobre um terreno gramado (neste caso o chamamos de penetração) – procure manter o joelho da perna livre (aquela que não é de impulsão) o mais elevado possível. Você pode pedir para alguém ficar ao lado com o braço estendido para forçar que você toque a mão dele com o joelho da perna livre:


Dica do Alexandre de Sousa: foi feito um estudo para identificar qual seria a distância ideal de corrida no "tempo 1": 10m, 20m, ou 30m. Os resultados do estudo demonstram que os melhores desempenhos ocorreram a partir da distância de corrida de 20 metros.

b) Para o tempo 2 na técnica tesoura:


Peça para alguém que esteja com você segurar o cabo de vassoura para que após o tempo 1 possa levar o pé livre em direção ao cabo de vassoura e empurra-lo para baixo e para trás fazendo um movimento circular com a perna.

c) para a técnica grupada ou passada:


Após o tempo 1, o movimento de flexão do tronco sobre as pernas deve ser bem caracterizado.

Para o tempo 3 – queda.
Coloque uma bola a frente do local de queda, e ao cair leve ambas as mãos em direção da bola, tocando-a. Assim evitará que seu tronco retroceda, caindo sentado e perdendo distância no total do salto.

É isso aí. Bons treinos! E não se machuquem!

Índices exigidos por concurso

O salto em distância foi cobrado nos concursos da Polícia Militar do Rio de Janeiro somente até 2009.

Tags: salto-distancia, taf

Exibições: 2235

Publicidade