Introdução


Alguns concursos exigem que o candidato tenha seu peso proporcional à sua altura. O candidato deve estar com boa forma física e não pode estar acima do peso.

O exame é realizado utilizando-se uma tabela de Índice de Massa Corpórea (IMC). Por exemplo, a tabela abaixo fez parte dos editais dos concursos da Polícia Militar do Rio de Janeiro até 2009:

Tabela IMC


Como podemos ver, o índice de massa corpórea (IMC) nada mais é que o resultado da divisão do peso pelo quadrado da altura de uma pessoa.

No exemplo acima, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, somente o NORMAL MAGRO, o NORMAL e o NORMAL PESADO seriam aprovados no exame.

Como é realizado o exame


Primeiro mede-se altura do candidato. Depois mede-se seu peso com uma balança.

Pega-se o valor altura do candidato e o eleva-se ao quadrado. O valor encontrado é dividido pelo peso. O resultado é o valor do IMC.

Atenção! O IMC não discrimina os componentes magro e gordo da massa corporal total. Então pessoas brevelíneas, ou muito musculosas podem ter o IMC elevado sem, no entendo, significar obesidade. Mesmo assim estariam reprovadas no exame do concurso.

Como diminuir seu peso


Verifique no edital em qual faixa de IMC você deve estar para passar no exame. Para saber se vai precisar emagrecer, calcule seu IMC para saber em qual categoria se enquadra. Divida seu peso pelo quadrado da sua altura.

Caso precise emagrecer, a recomendação é a combinação de algum tipo de reeducação alimentar com atividade física.

Para cada tipo de excesso de peso do IMC existe um tratamento mais eficaz, que leva em conta quantos quilos a pessoa precisa perder, os benefícios e os riscos de cada opção. O método abaixo foi trazido numa edição da Revista Super Interessante, com participação de especialistas no assunto.

IMC 25 a 30
MELHOR TRATAMENTO - Alimentação balanceada e atividade física moderada.

PERDA ESTIMADA DE PESO - Até 3,5 kg por mês.

PESQUISA QUE COMPROVA - Um grupo de 54 adultos passou dois meses comendo poucos alimentos calóricos, fez caminhada 3 vezes por semana e academia 2 vezes. Cada um perdeu em média 4 kg.

PRINCIPAL DIFICULDADE - Não exagerar na comilança e não desencanar dos exercícios.

COMO ENFRENTAR - Comer frutas, legumes e verduras, que são menos calóricos e saciam a fome.

COMENTÁRIO - “O problema é que as pessoas levam 10 anos para engordar 15 kg e querem perder tudo em dois meses. Aí, aderem às dietas da moda, que podem levar à desnutrição”, afirma o bioquímico Roberto Carlos Burini, da Unesp de Botucatu.

IMC 30 a 40
MELHOR TRATAMENTO - Reeducação alimentar aliada a remédios inibidores de apetite ou que diminuem a absorção de gorduras.

PERDA ESTIMADA DE PESO - Até 10% em 6 meses.

PESQUISA QUE COMPROVA - Um estudo realizado no Centro de Pesquisa Biomédica Pennington, nos EUA, constatou que 67% dos pacientes que tomaram sibutramina (ativo inibidor de apetite) perderam 5% do peso inicial em 6 meses.

PRINCIPAL DIFICULDADE Efeitos colaterais, como taquicardia e aumento da ansiedade.

COMO ENFRENTAR - Usar os remédios apenas pelo tempo prescrito – geralmente, de 6 meses a 1 ano.

COMENTÁRIO - “Para evitar o efeito sanfona, é preciso mudar a alimentação e fazer exercícios”, diz Rosane Ribeiro, nutricionista da USP de Ribeirão Preto.

IMC maior que 40
MELHOR TRATAMENTO - Se o paciente já está há pelo menos 5 anos tentando emagrecer sem sucesso, recomenda-se a cirurgia de redução do estômago, já que o excesso de peso compromete demais a saúde.

PERDA ESTIMADA DE PESO - De 40 a 60 kg por ano.

PESQUISA QUE COMPROVA - Pacientes mantêm 60% da perda de peso até 14 anos após a cirurgia, diz a Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica.

PRINCIPAL DIFICULDADE - O índice de mortalidade da cirurgia – até 2%, considerado alto – e os problemas pós-cirúrgicos, que vão de náuseas à anemia.

COMO ENFRENTAR - Com acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

COMENTÁRIO - “A cirurgia é o começo do tratamento e não resolve a obesidade causada por doenças como compulsão”, diz José Ernesto dos Santos, da USP.

Assuntos da Página

Índices exigidos

Tags: exame-medico, imc, peso

Exibições: 2320

Respostas a este tópico

SÓ UMA DUVIDA EU TENHO 1,72 E PESO 85 KG E IMC É DE 29 , PASSO NESSE EXAME TRANQUILAMENTE ?

Fernando, depende do IMC que o edital do seu concurso diz que tem que ter.

Segundo a tabela ali em cima, que foi tirada do edital da PM do Rio de Janeiro, vc passaria neste concurso.

Lê lá em cima.

RSS

Publicidade