Seja Oficial do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Seja pago para estudar

Ingressando na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, você estudará gratuitamente, recebendo salário de aluno (cerca de R$ 2.500,00*) e ao final do curso receberá diploma de nível superior.

O Curso de Formação de Oficiais do CBMERJ é de nível superior, equivalente aos cursos civis de mesma natureza, conforme dispõe o parecer nº 722 do Conselho Federal de Educação, de 03 de Dezembro de 1992.

Após formado, será encaminhado para desenvolver a profissão em Grupamentos do Corpo de Bombeiros no Rio de Janeiro, podendo chegar até o mais alto posto da corporação (coronel).

Vantagens como aluno

Os alunos são capacitados para executarem e coordenarem ações voltadas à prevenção e combate de incêndio, salvamentos e operações de defesa civil, visando salvar vidas e proteger bens.

As aulas são ministradas de segunda à sexta-feira no período das 7:00 às 17:00 horas, em regime de internato, havendo emprego dos alunos em serviços internos e externos.

Alguns dos benefícios são:

  • fardamento completo
  • salário
  • alimentação
  • alojamento
  • assistência médica e odontológica
  • atividades sociais e esportivas
  • ensino superior gratuito
  • férias duas vezes por ano
  • licenças aos finais de semana e feriados

Plano de Carreira

Desde o momento da matrícula no Curso de Formação de Oficiais, o aluno já é considerado um bombeiro militar. Após concluído o curso, o aluno é promovido e destacado para servir em uma das unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.

Durante o tempo que permanecer na ativa, concorrerá às promoções normais, o que implica, entre outras vantagens, o aumento de salário e acesso a postos maiores na carreira. Após 30 anos de serviço, tem direito à aposentadoria com salário integral.

Profissão gratificante

Com a missão de combater e prevenir incêndios, fazer buscas e salvamentos, salvar vidas, o bombeiro é símbolo de coragem e bravura, um herói. Sua profissão, além de nobre, é capaz de encher orgulho sua família e amigos. Ser oficial bombeiro significa estar nos mais altos cargos dessa profissão que é umas das mais admiradas no mundo inteiro.

Condições de ingresso para homens e mulheres

Todos os anos abre concurso com vagas para homens e mulheres. É preciso ser brasileiro e ter concluído o ensino médio até a data da matrícula (primeiro trimestre do ano posterior ao ano do concurso). Desde 2011 não tem mais limite de idade para entrar na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II. Sejam menores de 18 anos (com autorização dos pais), jovens ou senhores de meia idade, todos podem ser Oficial do Corpo de Bombeiros. Também não há restrições com relação à estatura e não há exigência de CNH.

Como fazer para entrar

O acesso ao Curso de Formação de Oficiais se dá todo ano, pelo vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Esse vestibular consiste em uma primeira prova, chamado Exame de Qualificação, de múltipla escolha com todas as matérias do Ensino Médio e uma segunda prova, chamada de Exame Discursivo, com Matemática, Física, Português e Redação. Após essas provas escritas, vem os exames específicos: exame físico, exame de saúde e exame de pesquisa social e documental.

As inscrições para o Exame de Qualificação estarão abertas do dia 8 de abril ao dia 05 de maio de 2015 no site do vestibular UERJ.

Dicas para passar na prova da UERJ

Se você está sem dinheiro para pagar caro por cursos preparatórios, está sem tempo para estudar, não estuda a muito tempo ou precisa de ajuda para se preparar sozinho, vale a pena você conhecer o UERJ Ninja.

O UERJ ninja é um grupo de estudos online 100% focado no Exame de Qualificação da UERJ, sem perda de tempo e de dinheiro. Clique aqui para conhecer.

* Salário bruto de Cadete, desde fevereiro de 2013.

Comentar

Você precisa ser um membro de Aspiras do Rio de Janeiro para adicionar comentários!

Comentário de Alexandre de Sousa sábado

No vestibular UERJ o cotista concorre às vagas reservadas para cotas E TAMBÉM às vagas de ampla concorrência.

Comentário de douglas rezende marques sábado

Tenho uma duvida a respeito do vestibular , o sistema de cotas e como em outros concursos públicos em que o cotista concorre em ampla concorrencia , caso nao passe concorrerá  a vagas destinadas a cotas , ou no vestibular uerj ampla concorrencia concorre cm ampla concorrencia e cotista com cotista ?

Comentário de douglas rezende marques sexta-feira

 Alexandre de Sousa Obg pela informação !!!

Comentário de Alexandre de Sousa quinta-feira

Douglas, ocorre apenas um vestibular por ano, acontece que a primeira prova desse vestibular abre duas vezes por ano, portanto são duas chances. As turmas do CFO começam no início do ano posterior ao ano do vestibular. Abraço

Comentário de douglas rezende marques quinta-feira

Uma duvida que tenho ,ocorrem dois vestibulares no ano , portanto possuo duas chances de entrar para a  corporação , as turmas do curso de cfo começam no meio do ano ou no inicio do proximo ano ?? Desde já Obg!

Comentário de Alexandre de Sousa em 26 fevereiro 2015 às 17:42

Diego, o edital diz que "Discromatopsia acentuada" é condição incapacitante, ou seja, critéio de exclusão. Se vão procurar isso no exame oftamológico aí já não sei.

Comentário de Diego Machado em 26 fevereiro 2015 às 17:21
Sim, mas lá é feito exame p detectar meu problema?
Comentário de Alexandre de Sousa em 26 fevereiro 2015 às 16:58

Oi Diego! Nesse quesito o edital é bastante claro. Parte dos exames é feito pela corporação e outra parte é às custas do candidato. Na relação dos exames que os candidatos devem providenciar não consta o exame oftalmológico, ou seja, esse exame é feito pela corporação.

Comentário de Diego Machado em 26 fevereiro 2015 às 16:53
Alexandre,pretendo prestar o vestibular para o CFO de Bombeiros esse ano, mas gostaria de tirar uma dúvida q vai fazer eu decidir prestar ou não. É a respeito dos exames médicos.
Já li editais anteriores mas não entendi se são feitos pela própria corporação ou por conta do candidato, como o concurso da EsSA por exemplo.
Tenho essa dúvida pq ja fiz pra Aprendiz Marinheiro mas fui reprovado no exame oftalmológico, quando descobri ter algum grau de discromatopsia. Mas servi o exército normalmente e cheguei passar no exame médico da EsSA, levando apenas laudo oftalmológico sem especificar meu problema.

Desde já, agradeço!
Comentário de Elias Martins em 26 fevereiro 2015 às 12:36

Muito obrigado Alexandre, pelo esclarecimento.

Comentário de Alexandre de Sousa em 26 fevereiro 2015 às 12:27

Elias, no momento está em vigorando uma política de valorização do salário em que já estão garantidos aumentos anuais até 2019. Segue a lei que garante o aumento: CLIQUE AQUI

Fonte da imagem: Jornal o Dia

Comentário de Elias Martins em 26 fevereiro 2015 às 12:12

Alexandre, se puder, não sei se seria possível por aqui; teria como me informar como está atualmente a remuneração de Aluno Oficial (Cadete), Aspirante a Oficial e 2º Tenente do CBMERJ?

Desde já grato.

Obrigado!

Comentário de Alexandre de Sousa em 25 fevereiro 2015 às 19:10

Pedro, acho que sua preocupação é para o caso de estar servindo às Forças Armadas por ocasião da matrícula no CFO certo? Porque o alistamento em si nunca poderia ser motivo de preocupação, já que para se matricular no CFO você precisar estar em dia com as obrigações militares, ou seja, precisa se alistar, como você já fez. Caso esteja servindo às Forças Armadas por ocasião do concurso você vai agir como qualquer militar age nessa situação: vai informar ao seu comandante que vai fazer o concurso e caso seja aprovado será desligado da força a que serve para se matricular no CFO. Não tem nenhum problema.

Comentário de Pedro Henrique Vidal de Souza em 25 fevereiro 2015 às 18:53

Bem Vou tentar explicar minha situação esse ano eu completo 18 anos e termino o ensino médio,No caso eu  já me alistei. se por acaso eu ficar classificado na ABMDPII ,  Eu  não poderei preencher  a vaga, por causa do alistamento ? 

Comentário de Alexandre de Sousa em 25 fevereiro 2015 às 18:28

As inscrições para o CFO CBMERJ estarão abertas do dia 08 de abril ao dia 05 de maio de 2015.

Fiz um vídeo e publiquei no alto dessa página respondendo todas as dúvidas que li aqui nos comentários.

Caso tenha algo que mesmo assim não tenha ficado claro, é só perguntar que eu respondo aqui.

Comentário de João Tiago Mattos Silva em 7 março 2014 às 16:52

Gostaria de saber, quanto tempo é o CFO dos Bombeiros aqui no RJ, e em qual mês costuma abrir o edital??

Comentário de karla pontes barreto nogueira em 3 fevereiro 2014 às 15:04

E vai abrir agora para 2014?

Comentário de Alexandre de Sousa em 2 janeiro 2014 às 20:27

Reforçando o texto: não há restrição em relação à idade, em relação a altura, em relação a tatuagem, a tipo de ensino médio e em relação a carteira de motorista. Em concursos é assim, quando o edital não traz a restrição, é porque não cobra. Então não há cobrança em relação a altura, pode ser baixinho(a). Pode ter tatuagem. O ensino médio pode ser supletivo, basta ser reconhecido pelo MEC. E não precisa ter carteira de motorista. Sim, é bom demais para ser verdade, um concurso militar assim é muito difícil. Então aproveitem!

Comentário de Rosi Almeida em 2 janeiro 2014 às 19:06

Boa noite, tenho uma dúvida, eu li o edital e não verifiquei nada a respeito de altura.... Tem alguma restrição de altura para as mulheres?

Comentário de Pedro Henrique Ferreira em 5 novembro 2013 às 9:20

Posso Fazer O Vestibular Da UERJ Mesmo O Ensino Médio Sendo Feito Por Supletivo ?