Requisitos do Concurso para Oficial da PMERJ

Será que você pode ser um Oficial da PM? Isso é o que veremos agora! Para ser ser oficial da PM, você deve atender alguns requisitos. Veja se atende a todos.

Essa lista aqui vale para todos os candidatos:

  • a) Ser ser brasileiro(a);
  • Eu não sou do Rio de Janeiro, posso fazer a prova? Como vc pode perceber lendo o edital ou aqui mesmo, não há qualquer impedimento para civis ou militares de outros estados, bastando apenas ser brasileiro.
  • b) Ter aptidão intelectual, características psicológicas compatíveis com a função, boa conduta social, robustez e sanidade física e mental;
  • c) Ter altura mínima, de 1,65 m, para homens (isso é lei! Lei Estadual nº 5630/2009), e de 1,60 m, para mulheres (também é lei! Lei Estadual nº 1032/1986).
  • d) Para as candidatas: não pode estar grávida nem contrair gravidez durante o período do concurso.
Sim, mulheres podem fazer o concurso. Desde 2006, não há distinção de vagas entre homens e mulheres. Todos os anos, ambos os sexos disputam em igualdade as mesmas vagas.
No concurso para oficial da PM precisa ter CNH (carteira de motorista)? Como você pode perceber lendo a lista de requisitos, NÃO precisa ter carteira de motorista para fazer o CFO.

Pode ser casado e/ou ter filhos? Como você pode perceber lendo a lista de requisitos, NÃO há qualquer restrição para casados e/ou com filhos.

A lista não fala sobre escolaridade, não precisa mais ter ensino médio? Estar concluindo ou ter concluído o ensino médio é pré-requisito para poder se inscrever no Vestibular UERJ (que é a primeira parte do concurso). Na ocasião da matrícula no CFO será pedido o diploma de conclusão do ensino médio
Essa lista é para candidatos civis (ou seja, que não são militares):

  • a) Ter, no mínimo, 18 anos de idade e, no máximo, 25 anos de idade incompletos até a data da matrícula, dia 03/03/2011;
  • Atenção, é na data da matrícula no curso, não é no ano da matrícula! Ou seja tem que ter 24 anos até 03 de março de 2011. Se chegar no dia 03 de março de 2011 e você tiver 25 anos, estará reprovado.
  • b) Ter bons antecedentes e predicados pessoais atestados por 2 (dois) oficiais da ativa da Corporação, das Forças Armadas ou do CBMERJ;
  • Como vou conseguir esses atestados? Concentre-se em passar nos exames, essa será a menor das suas dificuldades. Se for o caso eu posso arrumar os atestados.
  • c) estar com a situação eleitoral regularizada;
  • Se você votou ou justificou nas últimas eleições, não há com o que se preocupar aqui.
  • d) Estar com a situação militar regularizada de acordo com a Lei do Serviço Militar e seu Regulamento
  • Se você se alistou nas Forças Armadas ao fazer 18 anos, não há com o que se preocupar aqui.
  • e) apresentar certidões expedidas pelos órgãos policiais e judiciais (estaduais e federais) que demostrem não existirem antecedentes criminais incompatíveis com a ética policial militar prevista no Estatuto dos Policiais Militares (Lei Estadual nº 443/81) conforme análise da pesquisa documental e social, sem prejuízo da investigação social;
  • f) não ter sido licenciado ex-officio, excluído a bem da disciplina ou desligado de qualquer estabelecimento de ensino militar ou civil.
  • g) Os requisitos anteriores, à exceção das alíneas b e c deverão ser comprovados na fase do concurso de pesquisa social e documental (Decreto nº 33490/2003).
Requisitos para policiais militares, bombeiros militares e integrantes das Forças Armadas:

Eu fui militar durante x anos, pedi desligamento voluntariamente a pouco tempo, será que me enquadro aqui? Não. Se você não é mais integrante das Forças Armadas, Polícia Militar ou Bombeiro Militar, seus requisitos são os de candidato civil.

Sou militar, vou pedir meu desligamento depois das provas escritas, mas antes da matrícula no CFO, como fica minha situação? Sua condição de militar será verificada na fase da pesquisa social e documental. Por tanto, seja militar até lá, quando inclusive poderá externar sua situação na entrevista.

  • a) ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos de idade e, no máximo, 30 (trinta) anos incompletos de idade até a data da matrícula, dia 03/03/2011;
  • Atenção, é na data da matrícula no curso, não é no ano da matrícula! Ou seja tem que ter 29 anos até 03 de março de 2011. Se chegar no dia 03 de março de 2011 e você tiver 30 anos, estará reprovado.
  • b) estar qualificado(a), no mínimo, no “bom comportamento” e ter conceito favorável emitido por seu comandante, chefe ou diretor;
  • c) apresentar certidões expedidas pelos órgãos policiais e judiciais (estaduais e federais) que demonstrem não existirem antecedentes criminais incompatíveis com a ética policial militar prevista no Estatuto dos Policiais Militares (Lei Estadual nº 443/1981) conforme análise da pesquisa documental e social, sem prejuízo da investigação social.
  • Para os candidatos Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro com mais de 30 (trinta) anos de idade, será permitido o abatimento dos anos de serviço prestados exclusivamente à Corporação, desde que no cômputo geral, a diferença não ultrapasse a 30 (trinta) anos incompletos até a data da matrícula, dia 03/03/2011 (De acordo com os artigos 95 e 96 da Lei Estadual nº 443/1981 - Estatuto dos Policiais Militares).
Não entendeu como faz? Pegue a sua idade atual e diminua pelo número de anos que você está na PM. E aí, ficou abaixo de 30? Tenho certeza que ficou. Parabéns, você pode disputar uma vaga no CFO!

Você ainda tem alguma dúvida?

Você tem alguma dúvida sobre o concurso? Então coloque sua dúvida no nosso fórum de discussão!

Clique aqui para abrir um novo tópico no fórum. No assunto tópico do assunto, coloque (CURSO/ANO) na frente. Exemplo: (CFO/2011) Quantos candidatos estão incritos? Escolha a categoria "Concursos PMERJ" para o tópico que acabou de criar.

Tags: concurso-cfo-pmerj, requistos

Exibições: 9446

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Tenente nesse trecho: c) estar com a situação eleitoral regularizada (se você votou nas últimas eleições - o voto é obrigatório);
Na ultima eleição não votei, porém justifiquei o meu voto o mesmo vou fazer agora nessa eleição. Estou em situação irregular, considerando que não se encontro no Estado onde voto?

Caso possa responder, ficarei grato.
Francis,
se vc justificou, está regular. Vou acrescentar "votou ou justificou". Obrigado!
Ola sera que poderia me ajudar especificando este cálculo da idade, por exemplo eu tenho 31 anos nascido em 20/10/1978, ou seja, completo 32 este ano ainda, sou praça de 03/01/2008 estou dentro do limite? Agradeço desde já pois havia desistido do meu sonho este ano.
Fabio Menezes,

Idade = 31 anos
Anos de serviço prestados exclusivamente a Corporação = 2 anos
Abatimento = 31 - 2 = 29
Ultrapassou o limite de 30 anos? Não.

Para efeito do limite de idade do concurso, você tem apenas 29 anos de idade.

Vá e vença!
tenhu 25 anos e recem(apenas alçuguns meses) desligado das forças armadas( MARINHA), mas nao sai a bem da disciplinae sim desligamento voluntario, servi durante 4 anos e meio... vou ficar impedido pela idade???
Ednilson,

no edital não tem instruções específicas para "ex-militares". Se vc pediu desligamento, está enquadrado nos requisitos para civis. Logo, será impedido pela idade.
Fala, Alexandre.

Tenho uma dúvida em relação à idade limite para matrícula. Sou militar da ativa das Forças Armadas porém darei baixa em março do ano que vem. Sendo esta data anterior à matrícula na academia, em caso de aprovação, obterei o deferimento, tendo em vista que estou prestando o vestibular (Exame Discursivo em 04 DEZ 2010) na condição de militar ?

Um Abraço !!!!!
Herigon,

Sua condição de militar será verificada na fase de pesquisa social e documental. Então vc precisa ser militar até essa fase, onde apresentará seus documentos comprobatórios e inclusive terá uma entrevista onde poderá externar sua situação.
Brasil !!!!!
Fiquei mais tranquilo agora. rsrs
Durante o período de apresentação de documentos e demais exames eu ainda serei militar da ativa pois minha baixa será apenas em 01 MAR 2010, dois dias antes da matrícula na academia.

Qual é a data de apresentação na academia para inicio do CFO?
Herigon,

A data de apresentação para início do CFO você saberá no dia de apresentação para os exames específicos, que está no edital do exame discursivo.
A pesquisa social e documental não é feita após a matrícula?! Se não, quando entregarei os documentos? Pensei que a matrícula seria exatamente a fase em que entregaria todos os meus documentos para início de pesquisa e testes... Estou nervoso por causa da minha idade.

Desculpe-me pelas perguntas excessivas.
Um abraço.
Herigon,

Recomendo que vc dê uma lida no edital. Verá que a pesquisa social e documental é uma fase do concurso, portanto anterior à matrícula.

RSS

Publicidade