Como é feita a Pesquisa Social e Documental
Nessa fase do concurso é feito um rastreamento de toda a vida do candidato para não permitir que se incluam pessoas perniciosas à Policia Militar e à sociedade. Veja como é feito o exame.
A pesquisa social e documental compreende:

1. preenchimento de questionário,
2. diligências (verificação in loco das informações passadas pelos candidatos),
3. pedidos de informação,
4. entrevistas,
5. teste toxicológico (de caráter eliminatório).

1. Preenchimento de Questionário
Na primeira parte da pesquisa, os candidatos preenchem um questionário que visa a colher dados gerais sobre o candidato.

2. Diligências
Os agentes da pesquisa social fazem as diligências visando a verificar in loco o comportamento do candidato, de modo geral, bem como se:

a) a conduta social do candidato não colide com os requisitos estabelecidos para ingresso na PMERJ, e com as obrigações e deveres inerentes a um futuro policial-militar, de acordo com o previsto no Estatuto dos Policiais Militares (Lei nº 443/1981);
Ter multas de trânsito reprova? Minha resposta: não é qualquer multa de trânsito que vai tornar o indíviduo em um "desajustado social". Vai depender do motivo da multa, da quantidade de multas e da inadimplência em relação a elas. Essas informações dão pistas se o candidato foi apenas descuidado é uma verdadeira arma letal quando está ao volante.

b) o candidato possui condições exigidas para seu ingresso, no que concerne a sua ambiência social e doméstica tais como:

b.1) ambiência social:
  • não ter envolvimento com pessoas comprometidas com ilícitos;
  • se nos locais onde trabalha ou trabalhou, as atividades eram idôneas e lícitas. Em caso positivo, se o comportamento é ou era bom (assíduo, pontual, honesto e relaciona-se ou relacionava-se bem com os colegas);
  • se os locais que frequentou ou costumava frequentar são compatíveis com a condição de futuro policial-militar, tendo em vista as pessoas que os frequentam e as atividades que ali são realizadas.

b.2) ambiência doméstica:
  • demonstrar ser possuidor de condições satisfatórias de higiene pessoal;
  • não residir sob o mesmo teto com pessoas envolvidas em ilícitos.
Sim, isso mesmo. Os agentes da pesquisa social vão até sua casa e fazem perguntas sobre você na vizinhança. Dica: tenha boa relação com seus vizinhos.

3. Pedidos de Informação
Os pedidos de informação visam a coletar dados relativos aos antecedentes do candidato nos seguintes órgãos:

a) Instituto Félix Pacheco;
b) escolas públicas e particulares;
c) firmas públicas e particulares;
d) organizações militares, polícias militares e bombeiros militares;
e) Serviço de Proteção ao Crédito;
Se meu nome estiver no SPC / SERASA ficarei reprovado? Resposta: Não, a não ser que você não pague a quem deve por má fé. Caso você tenha boa índole, renegocie sua dívida antes da fase de entrevista, para mostrar sua disposição em pagar a dívida.
f) Vara de Execuções Penais;
g) delegacias policiais;
h) outros órgãos julgados necessários.

4. Entrevista
A entrevista com o candidato tem a finalidade de comparar os dados fornecidos pelo candidato e por terceiros com o apurado nas diligências realizadas, esclarecer dúvidas, levantar outras informações julgadas necessárias e dar condições de emitir parecer conclusivo sobre a aprovação ou a reprovação do candidato.

2.6.6 - O candidato deverá apresentar o NADA CONSTA do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios.

Casos Específicos

Ex alunos de escolas militares
Será vedada a matrícula aos candidatos oriundos de escolas militares que foram desligados por motivos considerados pela comissão de seleção como desabonadores pelas normas e regulamentos da PMERJ.

Dispensados por ocasião do alistamento militar
Será vedada a matrícula de candidatos portadores de C.D.I. (Certificado de Dispensa de Incorporação), cujos motivos também sejam desabonadores, de acordo com a comissão do concurso.

Candidatos de concursos anteriores
Será reprovado o candidato que tenha sido eliminado em concursos anteriores na PMERJ no Exame Social e Documental, salvo se houver cessado o motivo daquela eliminação, bem como condenado em sentença penal transitada em julgado por crimes ou contravenções, incompatíveis com a atividade policial-militar;

Candidatos reprovados por terem antecedentes criminais
Os candidatos reprovados nesta situação poderão ser reavaliados, desde que os processos a que eventualmente responderam tenham sido julgados e possuam sentença transitada em julgado ou tenham sido arquivados.
Quem tem anotações criminais ou foi beneficiado pela Lei 9.099/95 e está preocupado por isso, atente para o fato de que caso venha a ser reprovado poderá ser reavaliado desde que seu processo já esteja finalizado.

A reavaliação deverá ser solicitada por meio de requerimento próprio e será efetuada por uma comissão previamente nomeada pela chefia do CRSP.

Você ainda tem alguma dúvida?

Você tem alguma dúvida sobre os exames específicos? Então coloque sua dúvida no nosso fórum de discussão!

Clique aqui para abrir um novo tópico no fórum. No assunto tópico do assunto, coloque (CURSO/ETAPA/ANO) na frente. Exemplo: (CFO/ANTROPOMÉTRICO/2012) Preciso perder peso! Como faço?. Escolha a categoria "Demais Etapas - PMERJ" para o tópico que acabou de criar.

Tags: concurso-cfo-pmerj, pesquisa-social, pmerj

Exibições: 9377

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

Nome no SPC/SERASA ainda reprova???
Não. Dá uma olhada la em cima. Coloquei agora.
Tucano,

A pesquisa social não é para reprovar pessoas que estão com dificuldades financeiras, e sim pessoas que por ventura hajam de má fé e não honrem seus compromissos financeiros por desvio de caráter.

Portanto, junte comprovantes das suas tentativas de regularização junto aos credores, para que não haja nenhuma dúvida quanto à sua disposição em pagar a dívida.
Moro em Zona de risco (Próximo a Comunidades) e não gostaria que meus vizinhos soubessem do concurso que estou fazendo. Isso seria possível?
Raquel,

Isso vai da sensibilidade do agente (e geralmente têm). No meu concurso eles tomaram o cuidado de omitir que tratava-se de concurso para a PM.
OLÁ, quais sao os documentos pedidos?
Fiz 18 anos dia 26/07/2010, porém nao tirei o titúlo de eleitor,pois perdi o prazo, consequentemente nao votei.
isso pode me causar problemas relacionados ao concurso?
solicitam-me o comprovante de voto?
Philipe, estar quite com obrigações eleitorais é requisito do concurso, logo... você teria problemas.

Olá. Segundo o Edital: 2.6.6 O candidato deverá apresentar o NADA CONSTA do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios. Onde Posso conseguir o nada consta? Com que antecedencia tenho que ir atras dessa documentação? Grato

 

brother to com essa duvida tbm?
Diego, onde conseguir o nada consta do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios? Resposta: No 1º, 2º, 3º ou 4º Ofício. Deve ir atrás da documentação o quanto antes e o ideal é que esteja com ela em condições já na apresentação para o exames específicos.
Leonardo, desabonador é aquilo que não condiz com a profissão policial militar, como atos ilícitos e conduta duvidosa. Se um caso "x" é desabonador ou não, a definição cabe à comissão do concurso, como diz o edital.
é permitido ser casado para a acbmerj

RSS

Publicidade