Muito se tem falado sobre a dificuldade da prova do CBMERJ comparando-se com a prova para a PMERJ. Alguns dizem que para o CBMERJ teria q tirar pelo menos um "B", de preferência um "A", enquanto na PMERJ um "C" já estaria bom. Para o candidato para o CFO do CBMERJ venho dizer que não é bem assim, ou melhor, não é nada assim!

 

 Primeiramente, um "A" vai lhe dar um vantagem sim (seja qual CFO você queira), enquanto um "D" você está com sérios problemas, mas nada impossível, mesmo para o CBMERJ. Pois como a maioria sabe, a prova vale 100 pontos, sendo que a primeira fase vale 20 e a segunda (discursiva) 80 pontos, logo um "A" lhe dá uma boa vantagem, mas muitos (principalmente no CBMERJ) ficam de fora com "A" e muitos com "C" entram, chegando a entrar as vezes gente com "D". Ou seja, o que passa ou não é o discursivo, a primeira fase apenas lhe dá uma vantagem, ou desvantagem.

 

 Bom, até aí todos candidatos da PMERJ sabem, mas para bombeiros também é assim? Claro!!! A prova do CBMERJ não é esse bicho que pintam não! O problema é que o específico é Física e Matemática, o que para alguns chega a ser bom, até porque normalmente quem faz prova para os bombeiros são pessoas que são boas com questões de exatas.

 

 Para concluir, vamos ao fato, afinal, contra fatos não há argumentos. Na prova do ano passado para o CFO PMERJ, o último colocado chamado para fazer os exames específicos teve nota 58,00. Para o CFO CBMERJ o último tinha nota 55,0.

 

 Resumindo, se você sonha ser oficial do Corpo de Bombeiros, não se assuste com especulações! Estude Física e Matemática (que são as específicas) e boa sorte!

Exibições: 6425

Responder esta

Respostas a este tópico

Opa,
Informação interessante.
Valeu!
Resolvi postar sobre o CBMERJ pq a grande maioria aqui vai fazer para a PMERJ, então falta um pouco de informações para os candidatos ao oficialato do CBMERJ, ou ainda, colocam informações errôneas...
caraca essa informação é muito boa para mim. tirei D nas duas que eu fiz, mas tenho fé que poderei entrar.

pelo ultimo colocado com D eu percebi que ele tirou 50 no total das específicas e somou com 5 de bonus e foi classificado.(isso é como se fosse final de copa do mundo e ser campeão nos acrescimos).
Olá , Você teria provas anteriores do CFO do CBMRJ ?
Estou procurando aqui e não as encontro de jeito algum!!
Valeu!
Voce encontra no site da UERJ na sessao de vestibulares...
Po valeu mesmo , abraços!
informação interessante!! q venham as discursivas!
olhei algumas questões de provas anteriores e vi que é uma mistura de conceitos em cada questão.
Muito obrigado Eduardo,

acredito que assim como aconteceu comigo, voce deu mais ânimo à muitos aqui!

força e Paz.

valeu!
Oii meu nome e danielle tenho 21 anos e gostaria de saber como faço para fazer o CFO .. e ql a altura que e preciso ter .. e qndo sai as incrições para o proximo vestibular ??

 Danielle, eh so vc pegar o Edital do concurso que la diz tudo, inclusive a altura e idade, que varia de Estado para Estado.

 

  Pois eh Rodrigo. Tudo depende do que vc tem facilidade de estudar. Se vc eh bom em exatas, com certeza a prova do CBMERJ sera mais facil, enquanto se for bom em historia e portugues, seria a PMERJ. As notas nao variam muito, somente o foco do estudo.

Eu acho que a vocação é determinante na escolha. Exatas e humanas são apenas detalhes.

RSS

Publicidade

© 2017   Criado por Alexandre de Sousa.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço