Olá pessoal, meu nome é Jorge, sou psicólogo e estou aqui na aspiras para dar a minha colaboração falando sobre o exame psicotécnico.
Bem pessoal, vamos direto ao assunto, vou tentar ser o mais breve possível, abordando alguns temas que acredito ser de interesse dos futuros cadetes:

1° O maior inimigo do candidato nesta etapa é justamente a ansiedade.
Tente relaxar e acredite, não adianta tentar dissimular ou usar “macetes”, ou você é ou não é, o que pode acabar acontecendo é você não passar ao examinador uma idéia verdadeira sobre você por causa da ansiedade elevada que você demonstra no momento do exame.

2° Serão avaliados itens como atenção, personalidade, agressividade, confiança, instabilidade emocional, raciocínio lógico, entre outros.
Ouça com atenção as instruções do aplicador e só faça o que lhe for pedido, de maneira alguma tente “adivinhar” o que o avaliador pensa e por conta disso dar uma “resposta certa”, acredite, não é tão fácil quanto parece “enganar” um psicólogo.

3° Durante a aplicação dos testes:
- Jamais tente colar, o psicotécnico não é prova de ensino fundamental, o que está sendo avaliado vai muito além de uma resposta certa ou errada.
- Se você ficar nervoso, tente relaxar, como disse antes a ansiedade é seu pior inimigo.
- Não adianta tentar “arrancar” ajuda dos aplicadores, como resposta para suas perguntas durante as aplicações você provavelmente ouvirá: “Faça como desejar” ou “Faça como está descrito na folha”.

4° Dinâmica de grupo:
- Seja espontâneo e jamais tente demonstrar ser aquilo que você não é.
- Embora eu esteja sendo repetitivo, a maioria das vezes candidatos são reprovados por não entenderem as instruções, portanto, OUÇA COM MUITA ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES E SOMENTE FAÇA O QUE LHE É PEDIDO.

5° E último ponto, a véspera do teste.
Não abuse de bebidas alcoólicas e nem passe a noite em claro em festas ou atividades afins, você precisará estar com o corpo tão forte quanto no exame físico e a mente tão afiada quanto no exame intelectual, um não caminha sem o outro. Evite dormir tarde e tente chegar pelo menos com uma hora de antecedência ao local do exame (CFAP / CRSP), se alimente bem, sem abusar de alimentos pesados e acima de tudo, RELAXE.

Considerações finais...

É isso aí pessoal, para finalizar vou fazer algumas considerações pessoais, que vocês podem levar em conta ou não.

1ª Durante a aplicação dos testes e entrevistas (intervalos) não fique perguntando o que os outros candidatos fizeram ou deixaram de fazer, “uma camisa que fica bem em uma pessoa pode ficar horrível em outra”, você pode acabar se prejudicando mais que ajudando com essa atitude.
2ª Tente não chegar muito cedo ao local do exame porque geralmente durante o período imediatamente anterior ao início dos testes a ansiedade tende a aumentar e quanto mais tempo você esperar, mais ansioso poderá ficar.

3ª E última, não pense apenas no que a PMERJ pode fazer por você, mas também no que você pode fazer pela PMERJ, a etapa psicotécnica do processo seletivo deve servir não apenas para a PMERJ avaliar se o candidato está apto psicologicamente para o exercício das funções de Oficial Policial Militar, mas também para o candidato pensar se esta é realmente a profissão que ele deseja exercer porque ser policial militar é sobretudo uma razão de ser.

Boa sorte a todos e espero ter ajudado...

Exibições: 18248

Responder esta

Respostas a este tópico

Valeu pela dica Jorge!
Ótimas dicas!
Obrigado Jorge.
Mto interessante as dicas !
vlw
Com certeza nos ajudou! Um abraço!
Duas frases para mim sintetizam todo o texto:
1° "...não adianta tentar dissimular ou usar macetes”
2° "Seja espontâneo e jamais tente demonstrar ser aquilo que você não é."
** As dicas são realmente muito boas...

E o psicotécnico ainda é uma das etapas que mais me assusta!

Obrigada
muito legal msm parabéns jorge.
As dicas são muito importantes
Jorge Bastos,
o senhor me desculpe por discordar. Sei que o senhor é um técnico na área de psicologia e tem que defender os ideais do profissional.
O que o senhor disse é o que todo psicólogo diz, entranto, ao final do processo algumas pessoas reprovam e outras que não tem o "perfil" desejado são aprovadas.
Como eu não sou psicólogo, então não posso sofer nenhum tipo de punição, não fiz juramento, não tenho código de ética ou coisas do gênero.
lá vai os site com todos os testes desvendados.(são vários endereços com o mesmo site, pra não ter erro). heheheheh

www.psicotecnicos.navig8.to
www.psicotecnicosweb.co.cc
www.psicotecnicos.cheat.to
www.psicotecnicos.stuff.by
www.psicotecnicos.8rf.com
www.psicotecnicos.net.ms
www.psicotecnicos.zor.org
www.psicotecnicos.sx.am
www.psicotecnicos.try.hu
www.psicotecnicos.6x.to
marcus vinicius, acredito que seja meio dificil saber qual o "perfil" dos candidatos, uma vez que sua pessoa não se encontra envolvida na equipe responsável pelo processo seletivo...
como disse antes, já trabalhei no CRSP justamente na parte de testes e entrevistas,.. caso sigam o conseho do amigo, boa sorte... minhas dicas foram dadas.
vlw pela dica, bom caminho pra seguir!!
se vcs forem vcs mesmos, a possibilidade de ficarem reprovados nos testes psicologicos sao enormes.....isso e um cao brabo.....

RSS

Publicidade